Alerta de chuvas fortes e condições meteorológicas adversas no Estado do Rio de Janeiro

106
Chuva na estrada
Imagem de StockSnap por Pixabay
Publicidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e outras agências de previsão do tempo emitiram um alerta de chuvas intensas para a Região Sudeste, especialmente para o Estado do Rio de Janeiro.

A partir desta quinta-feira (21), espera-se um volume significativo de chuvas, com estimativas entre 300 mm e 500 mm até domingo (24). Essa quantidade representa a média prevista para todo o mês de março em áreas da Baixada Fluminense e da Região Serrana.

De acordo com a Climatempo, a onda de calor que tem afetado o Rio de Janeiro chegará ao fim na sexta-feira (22), com a chegada de uma frente fria e a diminuição das temperaturas. Essa mudança climática trará instabilidade significativa nos próximos dias.

Há um alerta para o risco de alagamentos em vias públicas, transbordamento de rios, deslizamentos de terra e enxurradas. O Sistema Alerta Rio, da Prefeitura do Rio, também emitiu um aviso meteorológico de chuvas fortes, acompanhadas por ventos e raios.

Publicidade

Os ventos podem se intensificar, com rajadas atingindo até 90 km/h, podendo causar danos em árvores e estruturas. A Marinha do Brasil também emitiu um alerta de mar agitado, com ondas que podem chegar a 3 metros de altura em todo o litoral do Estado do Rio de Janeiro. Este aviso de ressaca estará em vigor a partir das 15h de sexta-feira (22) até as 9h de domingo (24).

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou que a cidade está em estado de alerta e que medidas adicionais podem ser adotadas para prevenir incidentes graves. A Defesa Civil de Petrópolis, na Região Serrana, emitiu um aviso meteorológico devido à instabilidade do tempo e está monitorando a situação na cidade.

Para se manter informado sobre a situação e receber alertas da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, é possível se cadastrar para receber mensagens SMS enviando o CEP para o número 40199.

A Defesa Civil também disponibiliza cartilhas com orientações para a população sobre como agir em casos de tempestades, raios e deslizamentos de terra, acessíveis através do site do órgão.

MOBILIDADE RIO

Siga o Mobilidade Rio no Twitter e fique informado sobre a mobilidade urbana do Rio de Janeiro e Região Metropolitana.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui