O Aeroporto Internacional Tom Jobim, conhecido como Galeão, reportou um aumento significativo no número de voos internacionais de janeiro a abril deste ano, marcando o período mais movimentado desde 2018.
O impacto da transferência de rotas, resultado de ações conjuntas dos governos federal, municipal e estadual, tem sido sentido no aeroporto. As expectativas eram de superar os números de 2019, porém, os resultados ultrapassaram as previsões, como revelou um levantamento da GloboNews.
De acordo com os dados, 593 mil passageiros estrangeiros desembarcaram no terminal durante o primeiro quadrimestre deste ano, em comparação com os 483 mil registrados no mesmo período do ano anterior.
O aumento do número de voos internacionais é atribuído não apenas aos eventos que movimentaram a cidade, como o show da Madonna, mas também à inclusão de 10 novas rotas internacionais, algumas das quais inéditas, conforme apontado pela Embratur.
Quanto aos voos domésticos, os dados do Ministério dos Portos e Aeroportos indicam um aumento de 1,7 milhão de passageiros no Galeão desde o início da mudança em janeiro.
Nos últimos anos, o Galeão vinha enfrentando uma queda no número de passageiros, passando de 14 milhões em 2019 para 5,7 milhões em 2022. Um dos motivos atribuídos a essa queda foi o aumento das rotas para o Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio. No entanto, esse cenário tem sido revertido com o acordo entre União, estado e município para diminuir os voos no Santos Dumont em cerca de 35%.