O Governo do Estado do Rio de Janeiro celebrou, na quinta-feira (23), os 190 anos do transporte aquaviário com o lançamento de um passeio turístico pela Baía de Guanabara.
A atração, criada pela Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) em parceria com o consórcio Barcas Rio, será aberta ao público em 2 de novembro e ocorrerá no primeiro domingo de cada mês.
O evento contou com a presença da primeira-dama Analine Castro e reuniu diversos serviços voltados às mulheres. Em alusão à campanha de prevenção ao câncer de mama.
O passeio, com cerca de duas horas de duração, partirá da estação Praça XV e percorrerá pontos turísticos como Pão de Açúcar, Cristo Redentor e Ilha Fiscal. Museu do Amanhã e o MAC de Niterói.
Os ingressos custarão R$ 169, com meia entrada para estudantes e moradores do Rio. Idosos terão gratuidade.
A secretária Priscila Sakalem destacou que o sistema vive uma nova fase, marcada por redução de tarifas. Controle estatal ampliado e a implantação da biometria facial.
A gestão atual também implementou melhorias nas embarcações, como climatizadores, estofados novos e aumento da oferta de viagens.
Desde março, o sistema do transporte aquaviário registra crescimento no número de passageiros, alcançando recorde na linha Charitas com 7.699 usuários em agosto.
A comemoração também teve ações na estação Praça XV, com emissão de documentos e serviços de beleza. Orientações sobre transporte escolar e campanhas de conscientização sobre respeito às mulheres.
Participaram secretarias estaduais, o Detran, a Patrulha Maria da Penha e a Cedae, que distribuiu mudas de plantas.
