Série de assaltos a ônibus com destino à Ilha do Governador deixa passageiros aterrorizados

Passageiros que utilizam ônibus com destino à Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio de Janeiro, enfrentaram uma onda de assaltos entre os dias 12 e 14 de agosto. Em um dos incidentes, ocorrido na noite da última quarta-feira (14), um criminoso chegou a arremessar uma granada em policiais que o renderam.

De acordo com relatos, as abordagens ocorrem sempre à noite, nos trechos entre a Central do Brasil, Linha Vermelha e Passarela 8 na Avenida Brasil, na altura de Ramos. As linhas 321, 323, 324, e 328, operadas pelas empresas Viação Ideal e Transportes Paranapuã, foram os principais alvos dos assaltos.

“Trabalhadores voltando pra casa estão reféns dos assaltos constantes dos mesmos criminosos, embarcando nos mesmos pontos, atuando em horários próximos, descendo praticamente no mesmo local”, relatou uma passageira.

Na noite de quarta-feira (14), a Polícia Militar prendeu um homem após ele tentar assaltar um ônibus da linha 324. Agentes do 22º BPM (Maré) estavam em patrulhamento quando foram acionados para a ocorrência. O suspeito foi detido ao tentar atravessar a Passarela 8 da Avenida Brasil, sentido Centro. Durante a fuga, ele arremessou uma granada contra os policiais, mas o explosivo não detonou. Foram recuperados cinco celulares, três relógios, duas carteiras e uma aliança. Uma faca foi apreendida e a granada foi desativada pelo Esquadrão Antibombas da Polícia Civil. O caso foi registrado na 21ª DP (Bonsucesso).

Na segunda-feira (12), outro assalto ocorreu na linha 321. Assaltantes embarcaram na Central do Brasil e anunciaram o assalto assim que o coletivo subiu a Linha Vermelha. Após roubar os celulares dos passageiros, os criminosos desceram antes do posto da PMERJ.

Na terça-feira (13), cinco criminosos, todos muito jovens e armados com facas, assaltaram passageiros da linha 323. Eles embarcaram na Leopoldina, passaram pela roleta e anunciaram o assalto na subida do viaduto que dá acesso à Linha Vermelha. “Eles levaram tudo. Foram agressivos, chegando a bater em alguns passageiros. Roubaram bolsas, sacolas, carteiras e celulares de pelo menos 15 pessoas”, relatou uma das vítimas. O caso foi registrado na 17ª DP (São Cristóvão).

A Polícia Civil informou que todos os casos estão sendo investigados e que diligências estão em andamento para identificar e responsabilizar criminalmente os envolvidos.

A Viação Ideal lamentou os incidentes e informou que está colaborando com as investigações. A empresa reforçou a importância de as vítimas registrarem as ocorrências para que a polícia possa identificar os pontos de maior incidência criminal. O Rio Ônibus repudiou os ataques e reiterou a necessidade de providências efetivas para garantir a segurança dos cidadãos. A Transportes Paranapuã não se manifestou sobre os acontecimentos até a última atualização desta reportagem.

A Polícia Militar informou que, com base em estudos estatísticos e de inteligência, intensificou o combate aos roubos a coletivos na região metropolitana do Rio. A corporação destacou a aplicação do Policiamento Transportado em Ônibus Urbanos (PTOU) para prevenir crimes dessa natureza e pediu que os cidadãos acionem a PM através do App 190 RJ ou da Central 190 em caso de crimes em flagrante, e que registrem os fatos em delegacia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *