Os corredores de ônibus do BRT serão substituídos pelo sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na cidade do Rio de Janeiro. O anúncio foi feita nesta quinta-feira, dia 07 de julho de 2022.
O prefeito Eduardo Paes chamou o processo de VLTzação do sistema BRT dentro da estrutura viária da cidade.
O processo para a troca de modais dos corredores Transcarioca e Transoeste deve levar 15 anos.
Segundo o prefeito, a mudança já começa a partir de 2023, com a implantação do VLT ligando o metrô de Botafogo à Gávea.
Com a VLTzação, a cidade do Rio de Janeiro totalizará 251 km de trilhos e terá o maior sistema das Américas. Atualmente, a cidade conta com 28 km no Centro e no Porto Maravilha.
A Prefeitura agora, vai investir a adaptação para o novo modal, com trilhos, trens e sistemas.
Segundo a Prefeitura, os corredores e estações serão reaproveitados. O traçado também será mantido, segundo a Prefeitura, evitando desapropriações. “Nada do que foi feito se perde, o que foi feito da estrutura dos BRTs facilita para que a gente possa dizer que é uma proposta possível”, disse Paes.
“Como todo o sistema viário já está construído, a Prefeitura deixa de gastar neste momento o que já foi investido: R$ 4,5 bilhões na Transcarioca e R$ 2,5 bilhões na Transoeste”, diz a Prefeitura.
“O VLT (veículo leve sobre trilhos) é considerado o melhor sistema de transporte urbano. Com o aproveitamento de toda a estrutura que está sendo construída e recuperada para o BRT, obtivemos uma redução de R$ 7 bilhões no custo do projeto de VLTzação”, comemora a Prefeitura.
O investimento estimado na mudança é de R$ 14,8 bilhões para os três novos eixos.
Sistema BRT e sua precariedade
O sistema BRT começou a operar em 2012, em uma das gestões de Eduardo Paes à frente da Prefeitura. Na época, o modal foi paresentado como solução na mobilidade, no entanto, isso acabou não acontecendo.
Nos últimos dez anos, o sistema BRT tem acumulado uma série de problemas, como o sucateamento dos ônibus e estações, e com a presença de empresários gananciosos.
Em 2021, com novamente Eduardo Paes à frente do executivo municipal, foi feita uma intervenção no sistema, até que em fevereiro de 2022, a Prefeitura assumiu as operações.
De acordo com Paes, a Prefeitura não deixará de cumprir com outras medidas por causa do projeto de VLTzação. “A gente vai buscar, para financiar esse plano, também um financiamento externo”, pontuou. Sobre a frota de ônibus atual da cidade, Paes disse que fará as reformas que estão previstas.
“Não vamos deixar de comprar ônibus, fazer reformas previstas na Transoeste, concluir a Transbrasil”, garantiu.
Reestruturação do BRT segue como prevista
A Prefeitura segue na realização de ações para melhorar os corredores de BRT da cidade. Enquanto planeja a transição dos modais, a SMTR já superou uma série de desafios: reabertura de 46 estações; acordo judicial com as empresas de ônibus; retorno gradual de linhas regulares prioritárias; compra de articulados; licitação do sistema de bilhetagem; e sistema sob administração municipal (Mobi-Rio);
Também seguem no cronograma a entrega de grandes projetos estruturantes de mobilidade como a conclusão das obras do BRT Transbrasil e do Terminal Intermodal Gentileza; a troca de pavimentação do corredor de BRT Transoeste; e a expansão recorde da malha cicloviária da cidade.