O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou a campanha “Rio: Divirta-se em Segurança”, uma ação conjunta da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), da TurisRio e da Polícia Civil, por meio da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT).
A iniciativa tem o objetivo de orientar turistas sobre boas práticas de segurança e reforçar a prevenção durante a permanência no estado.
O lançamento aconteceu no quiosque Areia MPB, em Copacabana, com a presença de autoridades e representantes do setor turístico.
O principal material da campanha é um folder trilíngue português, inglês e espanhol com dicas de segurança, transporte, uso de aplicativos, emergências e contatos úteis.
O conteúdo será distribuído em aeroportos, rodoviárias, hotéis e atrativos turísticos, além de estar disponível online.
O governador Cláudio Castro destacou que o Rio vive um novo momento, com investimentos em tecnologia, policiamento e integração entre secretarias para garantir uma experiência segura a quem visita o estado.
A campanha integra ações de órgãos como o Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) e a DEAT, que oferecem atendimento bilíngue. Além de patrulhamento adaptado às principais regiões turísticas.
Segundo o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, o trabalho conjunto de segurança e promoção tem impulsionado o crescimento do setor. Entre janeiro e setembro de 2025, o Rio recebeu 1,63 milhão de turistas internacionais, um aumento de 51,6% em relação ao ano anterior.
A expectativa é ultrapassar 2 milhões de visitantes estrangeiros até o fim do ano, alcançando o melhor resultado da história.
