Há seis meses, a renovação da frota do BRT (Bus Rapid Transit) no Rio de Janeiro teve início, trazendo melhorias significativas para o sistema de transporte.
Os primeiros 48 ônibus da nova frota, chamados de “amarelinhos”, foram entregues em dezembro de 2022 para operarem no corredor Transolímpica.
Desde então, o número de passageiros transportados diariamente aumentou em cerca de 80 mil, indo de 242 mil para 320 mil.
Além disso, a redução nos intervalos das linhas proporcionou uma diminuição de até 42% no horário de pico, passando de 12 para 7 minutos de espera.
O corredor Transolímpica registrou um aumento de 60% no número de passageiros transportados.
Em março deste ano, o corredor Transcarioca também teve sua frota completamente renovada, com a adição de 110 novos ônibus articulados e padrons.
Isso resultou em uma diminuição de mais de 50% nos intervalos nos horários de pico e um aumento de 34% no número de passageiros transportados.
O trecho entre Jardim Oceânico e Alvorada no corredor Transoeste e a linha 17 que circula no trecho da Avenida Cesário de Melo também já receberam a nova frota, com redução significativa nos intervalos e aumento no número de passageiros.
A requalificação do sistema BRT trouxe benefícios como redução do tempo de espera, maior rapidez no deslocamento, mais conforto e melhor qualidade de vida para os usuários.
A Prefeitura do Rio de Janeiro adquiriu um total de 561 novos ônibus para a renovação do sistema, sendo que 291 já foram entregues e os demais serão recebidos até março de 2024.
A previsão é que o Sistema BRT esteja plenamente operacional com todos os ônibus novos no início do próximo ano.