Prumo Logística entrega pacote de estudos para a construção da Estrada de Ferro 118

A Prumo Logística, proprietária do Porto do Açu, está prestes a entregar ao governo federal um abrangente pacote de estudos de viabilidade e engenharia executiva para a construção da Estrada de Ferro 118 (EF-118). Este ambicioso projeto, que prevê 530 quilômetros de trilhos, visa conectar a Estrada de Ferro Vitória-Minas, em Cariacica (ES), à malha ferroviária da MRS em Nova Iguaçu (RJ), integrando o Espírito Santo ao Rio de Janeiro. A EF-118 é uma peça chave no Plano Nacional de Ferrovias, atualmente em desenvolvimento pelo governo federal.

A construção da EF-118 é de grande interesse para a Prumo, controlada pelo fundo americano EIG Global Energy Partners, pois permitirá a integração do Porto do Açu à malha ferroviária nacional, aumentando significativamente a capacidade de movimentação do porto, atualmente limitada a rodovias.

Impacto na Movimentação de Cargas

A nova ferrovia promete transformar o cenário logístico brasileiro. Com a EF-118, a capacidade de movimentação de grãos do Centro-Oeste poderá quadruplicar, alcançando 30 milhões de toneladas por ano, segundo estimativas da Prumo. Atualmente, a movimentação de cargas é restrita ao sul do Estado de Goiás, devido à dependência do transporte rodoviário. Além disso, a ferrovia permitirá um aumento no volume de minério de ferro escoado. Em 2023, o Porto do Açu movimentou cerca de 24 milhões de toneladas de minério de ferro molhado, com uma capacidade máxima de 26 milhões de toneladas. A conexão ferroviária elevará significativamente esse teto.

Expansão e Futuro do Projeto

Eugênio Figueiredo, presidente do Porto do Açu, destaca que a conexão ferroviária permitirá um crescimento exponencial na movimentação de cargas do porto, atualmente em cerca de 85 milhões de toneladas por ano, predominantemente de minério e petróleo. Eduardo Kantz, diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Prumo, afirma que nunca estivemos tão próximos de concretizar o projeto da EF-118. A disposição do governo Lula em investir dinheiro público em ferrovias é crucial para viabilizar grandes projetos, em contraste com o modelo de autorização e investimento privado defendido pelo governo anterior.

Estudos e Etapas de Implementação

Os estudos de viabilidade, realizados por empresas especializadas, abrangem avaliações de engenharia, demanda de carga, além de estudos ambientais, fundiários e jurídicos. Esses estudos subsidiarão a fase de projeto e acelerarão o processo de concessão, que inclui a elaboração do edital, aprovação pelo Tribunal de Contas da União (TCU), realização de audiências públicas e, finalmente, o leilão. O governo prevê a realização do leilão para 2025, com um prazo estimado de três a quatro anos para a construção da linha.

A construção da EF-118 também inclui uma ferrovia “perpendicular” de 40 quilômetros, ligando a nova linha ao litoral. A Prumo já possui autorização federal para construir este trecho, com um investimento estimado em R$ 600 milhões.

Plano Nacional de Ferrovias

A expectativa é que a EF-118 seja incluída no Plano Nacional de Ferrovias, que será divulgado nas próximas semanas pelo Ministério dos Transportes. O plano prevê parcerias público-privadas (PPPs) com aportes federais para viabilizar os projetos, complementados por investimentos privados dos vencedores dos leilões. O governo estima que a União investirá pouco mais de R$ 20 bilhões no plano, com a maior parte desse montante vindo da repactuação de contratos de renovação antecipada de concessões já existentes.

Com a inclusão da EF-118 no Plano Nacional de Ferrovias, a Prumo Logística espera transformar o Porto do Açu em um importante hub logístico, expandindo significativamente sua capacidade de movimentação de cargas e contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.

1 comentário em “Prumo Logística entrega pacote de estudos para a construção da Estrada de Ferro 118”

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