Prejuízos por ataques a ônibus no Rio equivalem à compra de 100 novos veículos

No Rio de Janeiro, a violência contra ônibus do transporte público tem causado prejuízos significativos, com estimativas de R$ 75 milhões em perdas nos últimos dois anos, valor equivalente à compra de 100 veículos novos.

Recentemente, mais quatro ônibus foram sequestrados em ações criminosas, um dia após nove ônibus terem sido capturados para obstruir vias durante uma operação do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

O Sindicato das Empresas de Ônibus (Rio Ônibus) aponta que, em 12 meses, 136 veículos foram alvo de ataques, resultando em um impacto direto na mobilidade urbana e na segurança dos motoristas, que frequentemente enfrentam estresse e medo ao conduzir nessas linhas.

O diretor de Comunicação do Rio Ônibus, Paulo Valente, ressalta que a violência afeta não só a operação das empresas, mas também a vida dos passageiros que dependem do transporte coletivo, muitas vezes sendo forçados a viajar em condições de risco.

Além disso, o problema da falta de segurança está contribuindo para a dificuldade em contratar motoristas e o aumento do abandono da profissão.

Carcaça de ônibus incendiado na Estrada Santa Veridiana, em Santa Cruz, na Zona Oeste da capital fluminense – Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Deixe um comentário