Prefeitura do Rio publica 46 decretos para nova gestão

No primeiro dia de 2025, a Prefeitura do Rio de Janeiro publicou 46 decretos que definirão as diretrizes da gestão municipal para o período de 2025 a 2028. Divididos em seis grandes áreas, os decretos abrangem segurança e civilidade, políticas públicas, gestão de alto desempenho, eficiência de gastos, desburocratização e ambiente de negócios.

Entre os destaques, estão a criação da Força Municipal, o programa de Refundação da Guarda Municipal e a expansão da Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia (CIVITAS), além de iniciativas para a candidatura conjunta de Rio e Niterói como sede do PAN 2031 e do Comitê Rio BRICS 2025.

Na mobilidade urbana, a gestão prevê a expansão do BRT, o desenvolvimento do programa BRT Metropolitano e transições para energia limpa no transporte público. No setor de saúde, dois novos Supercentros serão planejados nas zonas Norte e Oeste, e oito centros de referência serão destinados ao tratamento do Espectro Autista.

Na educação, a meta é expandir em mais de 70% as matrículas em tempo integral, ampliar vagas em creches e criar 500 Grupos de Ensino Tutorial (GETs). Obras de infraestrutura incluem o controle de enchentes em áreas críticas, urbanização da Rocinha, novos parques e requalificação urbana de espaços como o Sambódromo e a Feira de São Cristóvão.

A Prefeitura também visa modernizar a gestão pública com a versão 2.0 do Licenciamento Integrado de Edificações, o Programa Licenciamento Zero para atividades econômicas e novas estratégias de organização administrativa.

Mais informações no site da Prefeitura do Rio.

Deixe um comentário