Plano de Eduardo Paes propõe revolução no transporte público com novas linhas de VLT e frota de ônibus climatizada

Foto: Igor Roberto/Grupo PLN

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, tem grandes ambições para o transporte público em seu próximo mandato, prometendo uma revolução no sistema. Com foco na sustentabilidade e modernização, o plano inclui a implantação de três novas linhas de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e a renovação da frota de ônibus municipais, que passará a ser 100% climatizada e integrada a outros modais.

Três Novas Linhas de VLT

A prefeitura pretende investir aproximadamente R$ 16 bilhões para construir três novas linhas de VLT, substituindo parte dos corredores de BRT Transcarioca e BRT Transoeste. Essas linhas aproveitarão as infraestruturas já existentes e permitirão que a cidade avance para um transporte sobre trilhos movido a eletricidade, reduzindo a emissão de gases poluentes. Um terceiro corredor, ainda em fase de planejamento, ligaria Botafogo à Gávea, substituindo um antigo projeto de metrô.

Essas novas linhas de VLT somariam 226 quilômetros de extensão, sendo o projeto mais acessível o da Zona Sul, com custo estimado em R$ 1,3 bilhão. Ele incluiria 12 quilômetros e 13 estações, passando por vias importantes como as ruas Jardim Botânico, Humaitá e Voluntários da Pátria. A conclusão do projeto está estimada em três anos, com apoio financeiro possível do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) ou via concessão patrocinada, onde o operador seria responsável pelas obras, sendo reembolsado pelo município posteriormente.

Renovação da Frota de Ônibus e Subsídios

Outra parte importante do plano é a licitação das linhas de ônibus municipais, com a exigência de que toda a frota seja equipada com ar-condicionado. Essa medida busca encerrar uma discussão de mais de 15 anos sobre a climatização dos ônibus na cidade. Os atuais contratos, firmados em 2010, não previam essa melhoria, mas a nova licitação, prevista para 2026, trará mudanças significativas.

Além disso, haverá uma racionalização das linhas de ônibus para otimizar as rotas e evitar sobreposição de trajetos, aumentando a eficiência do sistema. O município deve manter o subsídio das tarifas e a remuneração das empresas por quilômetro rodado, medidas implementadas desde 2022 para resgatar o sistema.

Inovações Tecnológicas e Comunicação ao Usuário

A gestão de Eduardo Paes também planeja trazer inovações tecnológicas para o sistema de ônibus, com painéis nos pontos de parada que indicarão o horário de chegada dos coletivos, assim como já ocorre no metrô e no VLT. A instalação desses painéis começará a partir de 2027, como parte do novo contrato para renovação do mobiliário urbano.

Desafios e Investimentos

Os desafios para a implementação dessas mudanças são grandes, especialmente em relação ao financiamento das novas linhas de VLT e à reorganização do sistema de ônibus. A prefeitura já investiu cerca de R$ 2 bilhões nos últimos três anos na compra de 700 ônibus articulados e terrenos para garagens do sistema BRT, e agora trabalha para viabilizar a conversão dos BRTs para VLTs. Enquanto as mudanças estão sendo planejadas, a prefeitura ainda busca determinar qual corredor de BRT será priorizado para a conversão.

Com esses projetos ambiciosos, Eduardo Paes busca transformar o transporte público do Rio de Janeiro, tornando-o mais eficiente, sustentável e acessível, melhorando a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos cariocas.

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