Na manhã desta terça-feira, 13 de agosto de 2024, um ônibus do transporte público foi sequestrado e utilizado como barricada por criminosos durante uma operação policial no Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
O Rio Ônibus, sindicato das empresas que operam o transporte público na cidade, informou que o veículo fazia a linha 335 (Cordovil x Tiradentes) quando foi interceptado. Devido à ação, os ônibus dessa linha estão realizando desvios em seus itinerários para evitar a área de conflito.
O sindicato destacou que, nos últimos 12 meses, 138 veículos foram danificados em ações criminosas e enfatizou a necessidade de ações eficazes das autoridades para coibir esses incidentes.
“A recorrência dos casos reitera a necessidade de ações efetivas por parte das autoridades de segurança pública do Rio de Janeiro. É preciso, com urgência, garantir o direito de ir e vir do cidadão”, afirmou o sindicato em comunicado.
A operação policial, conduzida pelo 16º BPM (Olaria), está sendo realizada em três das cinco favelas que compõem o Complexo de Israel: Cidade Alta, Pica-pau e Cinco Bocas. O objetivo é combater o crime organizado na região.
Nota Completa do Rio Ônibus
“Um ônibus da linha 335 (Cordovil x Tiradentes) foi sequestrado e utilizado como barricada na Cidade Alta, na manhã desta terça-feira, 13. Nos últimos 12 meses, já foram 138 veículos. Os coletivos que circulam nesta linha estão realizando desvio no itinerário. A recorrência dos casos reitera a necessidade de ações efetivas por parte das autoridades de segurança pública do Rio de Janeiro. É preciso, com urgência, garantir o direito de ir e vir do cidadão.”