Os novos ônibus do BRT encomendados pela Prefeitura do Rio virão equipados com uma cabine de proteção que separa os motoristas dos demais passageiros. A cabine de proteção é um desejo antigo dos motoristas que trabalham no BRT.
O “Extra” apurou que o dispositivo conta com vidro temperado transparente, semelhante ao acrílico. O mecanismo é uma medida de segurança para tentar evitar agressões e ameaças de passageiros contra os motoristas.
“A cabine deve ser uma unidade fechada, integrada à carroceria, que proteja o motorista e dê continuidade visual harmoniosa aos demais revestimentos internos do veículo”, diz um trecho das especificações técnicas do ônibus, incluídas no edital de licitação pela Secretaria Municipal de Transportes.
Os coletivos terão um bloqueador de portas automático: ou seja, o carro não pode rodar enquanto as portas estiverem abertas. Nos últimos meses, passageiros tem forçado as portas dos modelos atuais e motoristas não têm conseguido impedir, por risco de agressão.
O primeiro coletivo, com capacidade para cerca de 200 passageiros, saiu da fábrica da Volvo na quinta-feira, 22 de setembro, em Caxias do Sul e já se encontra no Rio de Janeiro.
O novo modelo deve rodar inicialmente pelo corredor Transolímpica e em parte do corredor Transoeste (entre o Terminal Alvorada e o Jardim Oceânico) no final de outubro, quando pelo menos mais sete carros novos chegarão ao Rio. Em maior escala, a partir de dezembro, com a chegada de mais carros.
A Prefeitura já comprou 291 coletivos – 71 convencionais e 220 articulados – para renovação da frota do BRT. A previsão é que toda essa compra chegue até março de 2023. Faltam comprar pelo menos mais 200 coletivos para renovar toda a frota até 2024.