Durante a reunião extraordinária do Fórum Nacional de Secretárias, Secretários e Dirigentes da Mobilidade Urbana, na Arena ANTP, o presidente da Empresa Pública de Transportes apresentou uma carta de intenção que coloca Maricá como candidata para sediar o Fórum Nacional de Mobilidade Urbana em 2026.
A proposta coloca o município no centro das discussões sobre mobilidade no Brasil.
O evento, promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), representa um espaço estratégico para troca de experiências e compartilhamento de práticas eficientes. Além do debate sobre desafios enfrentados por gestores de transporte e trânsito em diversas cidades do país.

Maricá ganha destaque nas discussões sobre Tarifa Zero Nacional, por atuar como pioneira nesse modelo há 11 anos, com resultados concretos que inspiram outros municípios.
A cidade demonstra como o transporte público gratuito pode impactar positivamente a mobilidade e a inclusão social.
Os participantes da reunião também abordaram obstáculos enfrentados pelas prefeituras na adoção do Tarifa Zero, o papel do Sistema Nacional Integrado de Dados da Mobilidade Urbana (SIMU) e a implantação do Marco Legal do Transporte Público, etapa decisiva para consolidar o modelo de Tarifa Zero em todo o território nacional.
