A Prefeitura do Rio iniciou o processo de licitação do novo Sistema RIO – Rede Integrada de Ônibus, que vai renovar toda a frota da cidade.
A primeira fase abrange as regiões de Santa Cruz e Campo Grande, com edital disponível no portal da Secretaria de Transportes e no Portal Nacional de Contratações Públicas.
O novo modelo de concessão nasceu após um acordo judicial firmado em abril de 2025 entre a Prefeitura, o Ministério Público e os quatro consórcios atuais.
O processo, antes previsto para 2028, agora começa pela Zona Oeste e ocorrerá em cinco etapas.
As novas concessões terão prazo de dez anos, prorrogável pelo mesmo período.
Nesta primeira fase, o investimento estimado alcança R$ 577 milhões, distribuídos em três lotes.
As empresas vencedoras cuidarão da compra e operação dos veículos, manutenção, implantação de garagens públicas e sistemas inteligentes de transporte que permitirão o monitoramento em tempo real.
Em Campo Grande, a frota interbairros crescerá de 95 para 152 ônibus, e as ligações locais aumentarão de 37 para 160.
Em Santa Cruz, o número de veículos subirá de 67 para 216.
Cada lote contará com uma garagem pública com oficinas, abastecimento e administração.
A remuneração das concessionárias ocorrerá por quilômetro rodado, com avaliação trimestral pelo Índice de Desempenho de Transporte (IDT).
Os novos ônibus terão ar-condicionado, piso baixo, rampa de acessibilidade e padrão Euro VI, que reduz emissões.
O pagamento em dinheiro deixará de existir, dando lugar ao sistema eletrônico de bilhetagem.
As fases seguintes da licitação atenderão outras regiões do Rio até 2028.
O novo modelo divide a cidade em 34 lotes, garantindo cobertura ampliada e gestão mais eficiente.
Linhas com baixo desempenho poderão ser repassadas a novos operadores ou administradas diretamente pela Prefeitura.
