Inauguração do Terminal Pingo D’Água em Guaratiba

No sábado, dia 29 de junho de 2024, foi inaugurado o novo Terminal Pingo D’Água em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, marcando um avanço significativo na infraestrutura de transporte da cidade.

Este terminal é parte integrante da expansão da Nova Transoeste, um projeto ambicioso que visa melhorar substancialmente a mobilidade urbana na região, especialmente entre Barra da Tijuca, Guaratiba, Campo Grande e Santa Cruz.

O Terminal Pingo D’Água substitui a antiga estação homônima, que ocupava apenas 877 m², por um espaço moderno e funcional com impressionantes 19.825 m², sendo 22 vezes maior que sua predecessora.

Projetado para operar ininterruptamente, 24 horas por dia, o novo terminal oferece uma experiência de viagem mais confortável e conveniente para os mais de 10 mil passageiros diários esperados.

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Foto: Fábio Motta/Prefeitura do Rio

A inauguração do terminal não se limitou à construção de uma estrutura maior. Foi parte de um esforço mais amplo para revitalizar não apenas o transporte coletivo, mas também toda a infraestrutura viária ao redor.

Cerca de 3,5 km de ruas foram requalificadas no entorno do terminal, incluindo importantes vias como Avenida Dom João VI, Estrada da Pedra, Rua Coronel Jaime de Lemos, Rua dos Bombeiros e Rua dos Construtores.

Essas melhorias não só facilitam o acesso ao terminal, mas também melhoram significativamente o fluxo de tráfego na região.

Além de servir como um ponto central para linhas expressas e paradoras que conectam diferentes partes da cidade, o Terminal Pingo D’Água também integra cinco linhas alimentadoras de ônibus urbanos.

Isso amplia sua importância como um hub de transporte, permitindo que os passageiros façam conexões rápidas e eficientes entre diferentes modos de transporte coletivo.

A construção do terminal gerou aproximadamente 1.600 empregos diretos e indiretos, contribuindo para a economia local e demonstrando o impacto positivo de grandes projetos de infraestrutura na geração de empregos e desenvolvimento regional.

Jessick Trairi, secretária de Infraestrutura, enfatizou que o projeto não se limitou apenas à construção do terminal, mas incluiu uma abordagem abrangente de revitalização urbana.

Esta abordagem incluiu a urbanização de aproximadamente 80 mil m² de área adjacente ao terminal, transformando não apenas a mobilidade, mas também o ambiente urbano de Guaratiba.

A Nova Transoeste e a renovação do sistema BRT representam um compromisso significativo da Prefeitura do Rio em melhorar o transporte coletivo para os cidadãos.

Desde março de 2021, quando a gestão municipal assumiu o controle do BRT, houve um esforço contínuo para revitalizar o sistema, incluindo a renovação completa da frota de ônibus articulados e a reforma de todas as 120 estações ao longo dos corredores Transcarioca, Transolímpica e Transoeste.

Esta iniciativa resultou em um aumento substancial no número de passageiros diários, de 150 mil para 458 mil, refletindo a restauração da confiança dos usuários no sistema de transporte coletivo.

Claúdia Secin, diretora-presidente da MOBI-Rio, destacou os desafios enfrentados desde a precariedade do sistema em 2021 até a atual recuperação, enfatizando o compromisso contínuo em melhorar ainda mais o serviço para atender às necessidades da população.

Em resumo, a inauguração do Terminal Pingo D’Água não apenas marca um marco na expansão da infraestrutura de transporte do Rio de Janeiro, mas também simboliza um passo significativo em direção a uma mobilidade urbana mais eficiente, acessível e sustentável para os cariocas.

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Foto: Fábio Motta/Prefeitura do Rio

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