O governo do estado do Rio de Janeiro está avançando com os planos para substituir o operador dos trens urbanos do Grande Rio. Segundo informações apuradas pelo blog do Edimilson Ávila, as negociações para que a Supervia troque seu controlador estão progredindo após meses de impasse e até ameaças de encampação.
O secretário estadual de Transportes, Washington Reis, informou ao blog do Edimilson Ávila que a expectativa é que, dentro de 90 a 120 dias, a Gumi Brasil, controladora da Supervia, transfira o sistema para o governo do estado. Posteriormente, o estado poderá repassar o controle acionário para outra empresa. No momento, não há previsão para uma nova concessão e os ramais serão geridos pelo estado.
Em nota, a Gumi declarou que “mantém diálogo permanente com o Poder Concedente, que é o Governo do Estado do Rio de Janeiro, em busca de uma solução para os desafios de curto prazo da Supervia e para a troca do controle acionário”.
A disputa entre o governo do estado e a concessionária se intensificou em abril do ano passado, quando a Gumi Brasil, representante da japonesa Mitsui, anunciou que não tinha mais interesse em operar os trens urbanos do Grande Rio, alegando desequilíbrio econômico. Em julho de 2023, o governo acusou a Supervia de não cumprir integralmente com suas obrigações de investimentos ao longo do contrato de concessão.
Os passageiros têm se queixado constantemente da qualidade do serviço, citando atrasos, interrupções e panes como problemas recorrentes. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Alerj chegou a recomendar a reestatização do sistema ou a criação de um novo modelo de licitação para o serviço.
Washington Reis assegurou que o governo está preparado para retomar a gestão do transporte ferroviário e resolver os problemas enfrentados pelos passageiros. Ele enfatizou a necessidade de investimentos não realizados pela empresa e garantiu que a malha ferroviária será operada de forma eficiente para atender adequadamente à população.