O governador Cláudio Castro anunciou o início das detonações na obra da estação Gávea, marcando uma nova fase importante para o metrô do Rio de Janeiro. Esta etapa, antecipada em três meses, vai abrir caminho para o túnel que liga a estação Gávea a São Conrado. Quando estiver em operação, a estação Gávea beneficiará cerca de 20 mil pessoas diariamente, reforçando seu papel estratégico na mobilidade urbana da cidade.
Detonações avançam na construção da estação Gávea
A fase atual das obras da estação Gávea envolve a escavação do corpo da estação, incluindo plataforma e mezanino, além do trecho de túnel que conecta São Conrado. Cerca de 140 mil toneladas de rocha devem ser removidas ao longo de 12 meses por caminhões basculantes, com descarte em local regularizado. Paralelamente, outras frentes de trabalho preparam a instalação da via permanente e das estruturas para saídas de emergência e rotas de fuga.
O governador destacou que a retomada das obras da estação Gávea demonstra a superação de obstáculos por meio de diálogo, responsabilidade e articulação institucional. Um acordo jurídico sólido viabilizou a continuidade dos trabalhos com segurança, transparência e respeito ao dinheiro público.
Importância da estação para a mobilidade urbana
A estação representa um marco na expansão do sistema metroviário do Rio, sendo peça-chave na ampliação da Linha 4. Ela conecta a Zona Sul, a Barra da Tijuca e toda a Região Metropolitana, promovendo uma mobilidade mais integrada, moderna e eficiente. A secretária de Transporte e Mobilidade Urbana, Priscila Sakalem, ressaltou que cada avanço na estação Gávea traz mais qualidade de vida, segurança no deslocamento e acesso a oportunidades para os cidadãos.
Essa obra simboliza o compromisso do governo com o transporte público e a valorização do tempo do usuário. A estação Gávea não é apenas uma construção, mas um novo capítulo para o sistema metroviário carioca.
Processo técnico e cronograma das obras da estação Gávea
Antes das detonações, a obra contou com o esvaziamento controlado de 60 milhões de litros de água de poços profundos, garantindo a estabilidade da estrutura. A água foi tratada e descartada de forma segura no canal do Rio Rainha, com a etapa concluída três meses antes do previsto.
O cronograma inclui definição do projeto, marcações topográficas, perfuração, carregamento dos explosivos e isolamento da área para as detonações. Após a limpeza do local, instalam-se tirantes e telas de fixação para garantir a segurança das escavações, seguidos pela aplicação de concreto projetado para estabilização.
A previsão de conclusão das obras da estação é de 39 meses, com inauguração prevista para o segundo semestre de 2028.
Impactos sociais e ambientais da estação Gávea
Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio, afirmou que a retomada das obras da estação Gávea destrava a expansão do sistema metroviário e traz enormes benefícios para a sociedade. Investir no metrô melhora a qualidade de vida, impulsiona a geração de empregos e gera impactos sociais e ambientais positivos.
A estação, portanto, representa um investimento estratégico que vai transformar o transporte público do Rio de Janeiro, promovendo uma mobilidade mais eficiente e sustentável para a população.
