Eduardo Paes inaugura Terminal Deodoro que integra BRTs, trens e ônibus convencionais

A entrega do Terminal Deodoro pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, marca um passo significativo no desenvolvimento da infraestrutura de transporte da cidade. O Terminal Deodoro é o primeiro de quatro terminais planejados para a Transbrasil e tem um papel fundamental na melhoria da mobilidade na Zona Oeste.

Este terminal possibilita a integração eficiente entre diferentes modos de transporte, incluindo o BRT Transolímpica, ônibus convencionais urbanos e o sistema de trens da Supervia. Além disso, está planejado para ser uma peça central na futura operação da Transbrasil, conectando ainda mais bairros e regiões da cidade.

  • Fique por dentro das atualizações do Mobilidade Rio no X (antigo Twitter) e Facebook
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • O prefeito Eduardo Paes destacou a importância desse terminal de integração, que conecta o trem, a Transolímpica e, futuramente, a Transbrasil. Ele enfatizou que essa integração proporcionará uma maior facilidade de deslocamento para os cidadãos do Rio de Janeiro, economizando tempo precioso em suas rotinas diárias. A visão é permitir que as pessoas percorram a cidade de forma mais eficiente, conectando diferentes bairros e regiões.

    Nesta primeira etapa de operação, o Terminal Deodoro integrará dois serviços de BRT do corredor Transolímpica, 12 linhas de ônibus convencionais urbanos e trens da Supervia. Essa integração resultará em uma redução significativa do tempo de viagem, melhorando a experiência de transporte público para os moradores de várias regiões da cidade, economizando até 30 minutos em seus deslocamentos diários.

    Sete novas linhas para atender a população

    A Secretaria de Transportes criou sete linhas de ônibus para atender o terminal: 653 Méier – Terminal Deodoro; 764 Catiri – Terminal Deodoro; 765 Mendanha – Terminal Deodoro (via Estrada do Guandu do Sena); SV783 Praça Seca – Terminal Deodoro; 788 Campo Grande – Terminal Deodoro (via Ponto Chic); 796 Campo Grande – Terminal Deodoro (via Estrada do Mendanha); e 798 Campo Grande – Terminal Deodoro (via Estrada da Posse). Veja abaixo o plano operacional.

    Estas novas linhas funcionarão inicialmente apenas em horários de pico e terão seu funcionamento pleno com o início da operação do corredor Transbrasil. Com a novidade, serão 84 linhas a mais na cidade desde o dia 1º de junho do ano passado, quando começou a vigorar o acordo judicial firmado entre o município, os consórcios de ônibus e o Ministério Público Estadual para regularizar o serviço de ônibus municipais.

    Além disso, outros cinco serviços de ônibus já existentes passam a deixar os passageiros em frente ao Terminal Deodoro: SV624 Mariópolis – Praça da Bandeira (via Guadalupe); 300 Terminal Sulacap – Candelária; 393 Bangu – Candelária; SV777 Padre Miguel – Madureira (via Rua do Governo); e 926 Senador Camará – Penha.

    BRT Transbrasil

    As obras do BRT Transbrasil estão chegando à sua fase final. Este projeto inclui a construção de 18 estações, quatro terminais (Deodoro, Margaridas, Missões e o intermodal Gentileza) e mais 22 intervenções, como viadutos e alargamentos de pistas, ao longo de um percurso de 26 km. A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Infraestrutura, retomou a obra do BRT Transbrasil em agosto de 2021.

    A previsão é que o Sistema BRT esteja totalmente operacional no primeiro semestre de 2024. Com a conclusão de todos os quatro corredores (Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil), serão disponibilizadas 140 estações, 15 terminais e quase 150 quilômetros de vias, conectando a Zona Oeste, a região da Barra da Tijuca, a Zona Norte e o Centro da cidade do Rio de Janeiro.

    Serviço

    Confira as linhas que vão operar no Terminal Deodoro:

    51 (Terminal Deodoro – Terminal Recreio parador)

    Horário: Todos os dias, das 4h à 0h

    Trajeto: Terminal Deodoro; estação Vila Militar; estação Magalhães Bastos; estação Padre João Cribbin; estação Marechal Fontenelle; estação Boiúna; estação Outeiro Santo; estação Colônia; estação Ventura; estação Leila Diniz; estação Asa Branca; estação Minha Praia; estação Morro do Outeiro; estação Riocentro; estação Olof Palme; estação Ilha Pura; estação Tapebuias; estação Catedral Recreio; Terminal Recreio.

    52 (Terminal Deodoro – Alvorada parador)

    Horário: Segunda a sexta: das 4h às 9h e das 16h às 21h10

    Sábado: das 4h às 9h e das 16h à 0h

    Domingo: das 4h às 9h e das 16h às 21h

    Trajeto: Terminal Deodoro; estação Vila Militar; estação Magalhães Bastos; estação Padre João Cribbin; estação Marechal Fontenelle; estação Boiúna; estação Outeiro Santo; estação Colônia; estação Ventura; estação Leila Diniz; estação Asa Branca; estação Minha Praia; estação Morro do Outeiro; estação Parque Olímpico; estação Rio 2; estação Rede Sarah; estação Centro Metropolitano; estação Via Parque; estação Aeroporto de Jacarepaguá; estação Lourenço Jorge; e Terminal Alvorada.

    O que muda na operação do BRT nas linhas do corredor Transolímpica:

    A linha 52, que ia do Alvorada até a Vila Militar, foi estendida até Deodoro.

    A linha 51, que seguia do Recreio até Vila Militar, também foi estendida até Deodoro.

    Substituição da frota da linha 50, Terminal Centro Olímpico – Jardim Oceânico parador, por articulados – era com ônibus do tipo padron. A linha deixa de passar nas estações Minha Praia e Morro do Outeiro.

    Confira abaixo o plano operacional das novas linhas de ônibus convencionais urbanos:

    653 Méier – Terminal Deodoro

    Partidas:

    Praça Seca: Manhã – 6h – Tarde – 17h15

    Terminal Deodoro: Manhã – 6h45 – Tarde – 18h15

    Itinerário: Terminal Deodoro, Estação Marechal Hermes, Rua João Vicente, Madureira, Cascadura, Estação Quintino, Piedade, Engenho de Dentro, Rua Dias da Cruz, Méier.

    764 Catiri – Terminal Deodoro

    Partidas:

    Catiri: Manhã – 6h – Tarde – 16h30

    Terminal Deodoro: Manhã – 7h / Tarde – 17h30

    Itinerário: Catiri, Jardim Bangu, Cancela Preta, Avenida Brasil (Batan), Terminal Deodoro.

    765 Mendanha – Terminal Deodoro

    Partidas:

    Mendanha: Manhã – 5h30 – Tarde – 17h15

    Terminal Deodoro: Manhã – 7h – Tarde – 18h45

    Itinerário: Mendanha, Carobinha, Guandu do Sena, Complexo de Gericinó, Vila Kennedy, Avenida Brasil, Terminal Deodoro.

    SV783 Praça Seca – Terminal Deodoro

    Partidas:

    Praça Seca: Manhã – 6h – Tarde – 17h15

    Terminal Deodoro: Manhã – 6h45 – Tarde – 18h15

    Itinerário: Terminal Deodoro, Estação Marechal Hermes, Hospital Carlos Chagas, Vila Valqueire, Praça Saiqui, Rua Luiz Beltrão, Praça Seca.

    788 Campo Grande – Terminal Deodoro (via Bangu)

    Partidas:

    Campo Grande: Manhã – 5h30 e 6h30 – Tarde – 16h30 e 17h30

    Terminal Deodoro: Manhã – 7h e 8h – Tarde – 18h e 19h

    Itinerário: Rodoviária de Campo Grande, Avenida Santa Cruz, Viaduto de Bangu, Ponto Chic, Rua Marechal Marciano, Estação Realengo, Viaduto de Magalhães Bastos, Vila Militar, Terminal Deodoro.

    796 Campo Grande – Terminal Deodoro (via Mendanha)

    Partidas:

    Campo Grande: Manhã – 5h; 5h30; e 6h – Tarde – 15h30; 16h30 e 17h30

    Terminal Deodoro: Manhã – 6h15; 6h45 e 7h15 – Tarde – 17h15; 18h e 19h

    Itinerário: Rua Aracaju, West Shopping, Estrada do Mendanha, Avenida Brasil, Vila Kennedy, Terminal Deodoro.

    798 Campo Grande – Terminal Deodoro (via Posse)

    Partidas:

    Campo Grande: Manhã – 4h45; 5h15 e 5h45 – Tarde – 16h; 17h e 18h

    Terminal Deodoro: Manhã – 6h; 6h30 e 7h – Tarde – 17h30; 18h30 e 19h30

    Itinerário: Rua Aracaju, West Shopping, Estrada da Posse, Santíssimo, Estrada do Quafá, Avenida Brasil, Vila Kennedy, Terminal Deodoro.

    Deixe um comentário