O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) dedicou-se intensamente em 2025 para garantir a qualidade da infraestrutura de transportes na Região Sudeste do Brasil. Com uma malha rodoviária de aproximadamente 6 mil quilômetros sob sua responsabilidade, o DNIT aplicou cerca de R$ 733,3 milhões nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Além da manutenção das rodovias, a autarquia também atuou nos modais aquaviário e ferroviário, reafirmando seu compromisso com a logística e a mobilidade da população.
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes fortalece a infraestrutura rodoviária em Minas Gerais
Minas Gerais concentra 81% da malha rodoviária sob administração direta do DNIT na Região Sudeste, o que justifica o investimento de aproximadamente R$ 538,2 milhões no estado em 2025. A maior parte dos recursos, cerca de R$ 449,4 milhões, destinou-se à conservação e restauração das rodovias, beneficiando diretamente os usuários com melhorias visíveis no dia a dia.
Com 52 contratos de manutenção ativos, o DNIT garantiu que 100% das estradas mineiras encerrassem o ano com condições adequadas de trafegabilidade. O Índice de Condição da Manutenção (ICM) avançou significativamente, com 56% da malha classificada como “bom” e 28% como “regular”, totalizando 84% das rodovias em condições seguras e eficientes.
No campo das obras estruturantes, o DNIT avançou na construção e restauração de 57,41 quilômetros da BR-135/MG, entre Manga e Itacarambi, com investimento superior a R$ 270 milhões. Essa obra impacta positivamente a economia regional, facilitando o escoamento da produção agropecuária e estimulando o desenvolvimento entre as regiões Sudeste e Nordeste.
A pavimentação de trechos ainda em leito natural nas BR-367/MG e BR-265/MG também recebeu atenção especial. Na BR-367/MG, o DNIT priorizou um trecho de 15,32 quilômetros, entregando sete quilômetros no fim de 2025 e planejando concluir o restante em 2026. Na BR-265/MG, entre Alpinópolis e Jacuí, quatro quilômetros foram pavimentados, com previsão de finalização para o próximo ano.
Duas pontes emergenciais na BR-265/MG, em Ilicínea e Boa Esperança, entregues em outubro, melhoraram a fluidez e a segurança do tráfego. Além disso, três novas pontes estão em construção na BR-356/MG, substituindo estruturas antigas e reforçando o compromisso do DNIT com a modernização e segurança viária. Essas pontes devem ser liberadas ao tráfego em 2026.
O DNIT também iniciou a elaboração dos projetos para duplicação de 31,4 quilômetros da BR-381/MG, entre Belo Horizonte e Caeté, fortalecendo o acesso à capital. Entre Montes Claros e Jequitaí, os serviços de fresagem, recapeamento e recuperação de erosões avançam, com 80% das obras concluídas e previsão de término em 2026.
Manutenção e segurança viária garantidas pelo DNIT no Espírito Santo
No Espírito Santo, o DNIT investiu R$ 101 milhões em 2025 para manter uma malha rodoviária de 602 quilômetros em condições adequadas. O estado alcançou um ICM de 82% na classificação “bom”, resultado do trabalho contínuo em manutenção e segurança viária.
Mais da metade do orçamento capixaba destinou-se à conservação da malha, com 100% das rodovias cobertas por contratos de manutenção. O DNIT reforçou a importância da continuidade das ações preventivas para garantir a sustentabilidade da infraestrutura.
As equipes atuaram em serviços rotineiros, como recuperação de pavimento, aplicação de microrrevestimento asfáltico e reforço na sinalização horizontal e vertical, melhorando a fluidez e a segurança do tráfego. Destacam-se as recuperações nas BR-262/ES, BR-447/ES e BR-482/ES, que alcançaram classificação “bom” em toda a extensão.
O Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE) cuidou de 63 Obras de Arte Especiais, incluindo pontes, viadutos e pontilhões, localizados em diversas rodovias estaduais. As intervenções contemplaram recomposição de drenos, recuperação de guarda-corpo, selagem de fissuras, limpeza de concreto, instalação de pingadeiras, restauração de juntas de dilatação e pintura manual, com continuidade prevista para 2026.
As obras estruturantes do Novo PAC também avançaram, com projetos de duplicação da BR-259/ES, entre João Neiva e Aimorés, da BR-262/ES, de Viana até a divisa com Minas Gerais, e a construção do acesso Capuaba na BR-447/ES, com mais de 70% da execução concluída e investimento estimado em R$ 236 milhões.
DNIT moderniza rodovias no eixo Rio de Janeiro-São Paulo
O DNIT aplicou R$ 94,2 milhões em 2025 para modernizar as rodovias sob sua responsabilidade no eixo Rio de Janeiro-São Paulo. Apesar da menor extensão da malha nesses estados, as ações contemplaram também os modais aquaviário e ferroviário.
No Rio de Janeiro, o ICM atingiu 77% de rodovias em condições adequadas, reflexo dos investimentos realizados nos anos anteriores. As equipes concentraram-se em obras de contenção de encostas na BR-354/RJ, atuando em cinco pontos críticos para garantir maior resiliência a eventos climáticos e segurança aos usuários.
A BR-393/RJ recebeu manutenção, contenções, recuperação de passarelas e obras emergenciais, reforçando a trafegabilidade. Em Barra Mansa, a terceira etapa da adequação da linha férrea EF-222/RJ alcançou 90% de execução, com investimento de R$ 68,5 milhões, melhorando a mobilidade urbana e a segurança operacional.
Em São Paulo, a maior parte da malha rodoviária federal está concedida à iniciativa privada ou sob gestão estadual e municipal. O DNIT mantém trechos da BR-158/SP, BR-262/SP, BR-459/SP e BR-448/SP, com três rodovias apresentando 100% da malha classificada como “boa” no ICM, evidenciando a evolução dos serviços de manutenção.
Avanços na infraestrutura aquaviária com o DNIT no Sudeste
O DNIT também impulsionou a infraestrutura hidroviária na Região Sudeste em 2025. No Rio de Janeiro, Maricá iniciou estudos para implantar uma hidrovia no Complexo Lagunar Maricá-Guarapina, por meio de acordo com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). O projeto visa transformar o complexo em uma rota eficiente de transporte aquaviário, com construção de Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4) para embarque e desembarque de passageiros.
Os estudos ambientais e de viabilidade técnica começaram, subsidiando o licenciamento ambiental e a definição dos trechos navegáveis. A iniciativa busca oferecer alternativa sustentável ao transporte rodoviário, reduzindo o tráfego urbano e as emissões de gases poluentes.
Em São Paulo, as obras no Pedral de Nova Avanhandava avançaram, com investimento de R$ 293,8 milhões para aprofundar o canal em 3,5 metros ao longo de 16 quilômetros, removendo 552 mil metros cúbicos de material rochoso. A obra utiliza tecnologia plasma para desmonte subaquático, minimizando vibrações e protegendo estruturas sensíveis.
A remoção do pedral garantirá navegação contínua entre São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, fortalecendo o transporte hidroviário de cargas agrícolas, gerando empregos e reduzindo custos logísticos.
O DNIT mantém a sinalização em cerca de 1.130 quilômetros da calha do Rio Paraná, com 919 balizamentos flutuantes e 103 fixos, garantindo a navegabilidade conforme normas da Marinha do Brasil.
Além disso, o DNIT é responsável pela manutenção do Canal de Pereira Barreto, o segundo maior canal artificial do mundo, avançando na contratação do projeto de restauração para garantir segurança e eficiência.
As eclusas receberam manutenção preventiva, com melhorias nos sistemas elétricos, circuitos de TV e equipamentos de combate a incêndio, mantendo a disponibilidade operacional durante quase todo o ano.
Perspectivas para 2026 na Região Sudeste
O DNIT planeja consolidar em 2026 as ações iniciadas em 2025, com continuidade das obras de construção, manutenção e conservação, além de forte ênfase na elaboração de projetos e planejamento.
Em Minas Gerais, a conclusão das três pontes na BR-356/MG e o início das obras de duplicação da BR-381/MG (lotes 8A e 8B) prometem melhorar o acesso à capital. A pavimentação dos 9,43 quilômetros restantes da BR-265/MG e a restauração da BR-135/MG avançarão significativamente.
Projetos para adequação e duplicação de quase 200 quilômetros da BR-365/MG estão em fase final, beneficiando o interior do estado.
No Espírito Santo, a obra da BR-447/ES seguirá acelerada, promovendo integração socioeconômica e segregação do tráfego pesado, beneficiando municípios da Grande Vitória. Projetos de engenharia para a BR-262/ES também avançarão, com licitações divididas para maior eficiência.
O DNIT prepara o Contorno Rodoviário de Itaperuna, na BR-356/RJ, com 16,88 quilômetros para reorganizar o fluxo urbano, ampliar a mobilidade e aumentar a segurança.
Em São Paulo, a contratação da restauração do Canal de Pereira Barreto permitirá ampliar o escoamento do agronegócio do Centro-Oeste, integrando os modais aquaviário e ferroviário e promovendo um transporte mais econômico e sustentável.
O DNIT mantém seu compromisso com a melhoria contínua da infraestrutura de transportes na Região Sudeste, garantindo segurança, eficiência e desenvolvimento econômico para a população brasileira.
