Criminosos sequestram e incendeiam ônibus no Rio de Janeiro e Região Metropolitana

Na manhã desta quarta-feira, 14 de agosto de 2024, criminosos sequestraram nove ônibus do sistema de transporte público da cidade do Rio de Janeiro. Os coletivos foram utilizados como barricadas para bloquear as ruas de Ancheita e Guadalupe, na Zona Norte da cidade. Além dos veículos sequestrados na capital, dois outros ônibus foram incendiados em Belford Roxo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Segundo a Rio Ônibus, sindicato das empresas que operam o serviço, entre os veículos sequestrados, três operavam a linha 669 (Pavuna x Méier), dois a linha 93 (Pavuna x Sulacap), um a linha 399 (Pavuna x Passeio) e um a linha 945 (Pavuna x Fundão).

Até o momento, três desses ônibus já foram recuperados e voltaram a circular, enquanto outros quatro continuam sendo utilizados como barricadas por criminosos para impedir o acesso ao Complexo do Chapadão, onde ocorre uma operação policial.

Moradores da região relataram tiroteios durante a ação policial, e os criminosos teriam fechado as ruas e incendiado as barricadas.

O porta-voz da Rio Ônibus, Paulo Valente, expressou preocupação com o crescente número de incidentes. “Oitenta e cinco ônibus foram sequestrados para serem utilizados como barricada somente este ano. Esse dado não pode ser apenas estatística, visto que milhares de cariocas têm o seu direito de ir e vir impactados todos os dias. É difícil contratar profissionais para atuar em determinadas regiões, manter operação e prestar o serviço com a qualidade que os usuários precisam. Falta ação por parte das autoridades de segurança pública, que devem agir com urgência para garantir a mobilidade da nossa cidade”, afirmou Valente.

Nos últimos 12 meses, 145 ônibus foram alvo de ações criminosas, segundo o Rio Ônibus, que continua a pedir medidas das autoridades para evitar novos casos de depredação e assegurar a segurança dos passageiros e motoristas.

Deixe um comentário