Criação da UPI Ferroviária marca nova fase na reestruturação da SuperVia

O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a SuperVia receberam aval da Justiça para a criação da UPI Ferroviária (Unidade Produtiva Isolada), medida que permite a venda dos bens, direitos e ativos do sistema ferroviário separadamente, sem transferir dívidas ou passivos da empresa em recuperação judicial.

A decisão integra o aditivo ao plano de recuperação judicial da SuperVia, homologado pela 6ª Vara Empresarial da Capital.

  • Siga o Mobilidade Rio no X/Twitter: @MobilidadeRio
  • Quer anunciar? Impulsione sua marca! Saiba mais
  • A secretária estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Priscila Sakalem, destacou que a UPI Ferroviária representa um passo essencial para tornar o edital de licitação mais atrativo e seguro.

    O objetivo consiste em garantir que o novo operador assuma o sistema com condições de investir em modernização e melhorias no serviço prestado à população.

    O aditivo ao plano de recuperação também cria um fundo administrado judicialmente, voltado à preservação das atividades econômicas e dos empregos. Assegurando a continuidade do serviço ferroviário até a chegada do novo investidor.

    A Justiça determinou que os controladores revertam os rendimentos da conta Escrow em favor do Fundo SuperVia.

    Além disso, o Governo do Estado destinará R$ 10 milhões ao fundo. Valor que faz parte dos R$ 70 milhões reservados para o pagamento de verbas trabalhistas ao novo operador.

    O plano de reestruturação viabiliza a extinção do contrato de concessão e a transferência da operação ferroviária por meio da UPI Ferroviária. Formalizando o processo de transição iniciado em dezembro de 2024.

  • Sua marca ao lado de quem informa a cidade em tempo real. Participe do Mobilidade 24 Horas!
  • Vai viajar? Economize 30% no seguro. Use o cupom TBTCOM30 e proteja sua viagem. Contratar agora!
  • Deixe um comentário