O primeiro trecho da rota alternativa da ciclovia da Lagoa, implantada pela Secretaria Municipal de Conservação, foi entregue à população neste sábado (04/06). As intervenções do órgão ocorreram na altura do Parque dos Patins. Ao longo do percurso há placas indicativas instaladas pela CET-Rio para orientar quem corre ou pedala no novo caminho.
O projeto também prevê a instalação de cancelas para fazer o bloqueio temporário da passagem em casos de fortes chuvas ou ressaca no mar que elevem a cota da Lagoa Rodrigo de Freitas, causando transbordamento da água para a pista.
Segundo a secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco, a ciclovia precisava de uma alternativa como a que foi feita no local:
“Nos reunimos com outros órgãos e fizemos essa intervenção, relativamente simples, mas que vai facilitar muito a vida dos usuários da ciclovia quando a água da Lagoa Rodrigo de Freitas transbordar para a pista.”
Na segunda-feira (06/06) começa a obra do segundo trecho, perto do Corte do Cantagalo, com previsão de término para este mês.
Todo o serviço realizado foi uma parceria da Conservação com a CET-Rio, a Secretaria de Infraestrutura e a Subprefeitura da Zona Sul.