A BR-040/495/RJ/MG entra em uma nova fase de desenvolvimento. O ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou na quinta-feira (2) o contrato de concessão que destrava as obras de modernização e duplicação do trecho entre Juiz de Fora e o Rio de Janeiro.
Com investimento previsto de R$ 8,8 bilhões, o projeto promete transformar a mobilidade, segurança e fluidez do tráfego ao longo dos 218,9 quilômetros da rodovia, beneficiando diretamente 10 municípios.
Segundo Renan Filho, “as obras da Serra das Araras e do Contorno Magé-Manilha já estão em andamento, e agora a BR-040/495 também será modernizada, impulsionando o desenvolvimento e devolvendo qualidade de vida aos motoristas”.
Modernização e duplicação da Serra de Petrópolis
Um dos principais destaques do contrato é a duplicação da Serra de Petrópolis, uma das demandas mais antigas da população fluminense. A via passará de quatro para seis faixas de rolamento, reduzindo congestionamentos e aumentando a segurança.
As obras do túnel na subida da serra, paralisadas desde 2016, serão retomadas. O novo túnel encurtará em cinco quilômetros a distância entre Rio e Petrópolis. Ele também desviará o tráfego de caminhões pesados, melhorando a mobilidade urbana e o fluxo turístico da região.
BR-040/495/RJ/MG trará mais segurança e infraestrutura
A concessionária Elovias, vencedora do leilão, será responsável pela execução das obras. Elas incluem faixas adicionais, vias marginais, ciclovias, passarelas, pontos de ônibus e a construção de um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para motoristas profissionais.
“Estamos comprometidos em entregar uma rodovia moderna e segura. A duplicação e os novos equipamentos vão reduzir acidentes e melhorar o conforto dos usuários”, afirmou Roberto Ribeiro Capobianco, presidente do Conselho da Elovias.
De acordo com a ANTT, parte das praças de pedágio terá redução de até 60% nas tarifas, garantindo tarifas mais acessíveis e serviço de melhor qualidade.
História e importância da BR-040/495/RJ/MG
Inaugurada em 1861 por Dom Pedro II, a rodovia – então chamada Estrada União e Indústria – foi o primeiro trajeto pavimentado do país. Ela desempenhou papel essencial na ligação entre o Rio de Janeiro, Petrópolis e Juiz de Fora.
Hoje, o trecho é um dos principais corredores logísticos do Sudeste, essencial para o transporte de cargas entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e o Centro-Oeste. A concessão também deve gerar mais de 72 mil empregos diretos e indiretos ao longo dos 30 anos de contrato.
O ministro Renan Filho encerrou o evento destacando o compromisso de transparência: “Após 100 dias, voltaremos para prestar contas e mostrar as mudanças concretas na BR-040/495/RJ/MG. Essa rodovia vive um novo capítulo da sua história.”