O Centro de Operações Rio informou que o público da Bienal do Livro Rio vai contar com serviço de transfer oferecido pela Go2 Events para ir ao festival, com saídas para ida e volta do Riocentro, onde vai acontecer, de 1º a 10 de setembro, o maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país, em sua edição comemorativa de 40 anos.
As viagens estão programadas para partir de hora em hora, com passagens no valor de R$ 60 (ida e volta). Haverá pontos de embarque em Botafogo e Copacabana, na Zona Sul; no Nova América, em Del Castilho, e na Tijuca, ambos na Zona Norte; além do Recreio, na Zona Oeste, e em Niterói, Região Metropolitana.
Todo o serviço é de responsabilidade da empresa contratada. Os interessados poderão entrar no site https://go2events.com.br/transporte-bienal-2023/.
BRT terá operação especial montada pela Prefeitura, por meio da Mobi-Rio
Durante os dois finais de semana do evento e no feriado de 7 de setembro, quando é esperado um público maior, o BRT terá uma linha especial (SE010), das 9h às 21h, do Terminal Paulo da Portela, em Madureira, até o Terminal Recreio, com parada na estação Olof Palme, mais próxima à entrada da Bienal.
Nos dias úteis, também haverá reforço de ônibus, que sairão a cada 10 minutos, nas linhas 50 (Jardim Oceânico – Centro Olímpico), 51 (Recreio – Vila Militar) e 41 (Madureira/Recreio – Expresso), que também farão parada na estação Olof Palme.
O embarque para a Bienal do Livro Rio, partindo dos terminais Jardim Oceânico, Alvorada, Recreio, Paulo da Portela e Centro Olímpico, além da estação Morro do Outeiro, terá sinalização especial para o público que vai de BRT.
Prefeitura montou esquema especial de trânsito para o evento
Aos sábados, domingos e feriados, dias 02, 03, 07, 09 e 10 de setembro, dias onde é esperada maior movimentação na região, a Rua Pedro Calmon será interditada entre a Avenida Salvador Allende e a Rua Abrahão Jabour, das 8h às 23h.
Para minimizar eventuais impactos no tráfego da região será implantada operação de trânsito específica que contará com 50 pessoas por dia, entre funcionários da CET-Rio e operadores de tráfego contratados, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, além de orientar pedestres e motoristas.
Ainda com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito, técnicos da CET-Rio situados no Centro de Operações Rio (COR) irão monitorar o evento através de câmeras e, caso seja necessário, ajustes semafóricos serão implantados. Serão utilizados 14 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre as condições de trânsito e as rotas de desvio.
Recomendações
- Utilizar o transporte público;
- Respeitar os locais e horários de proibição de estacionamento;
- Respeitar a sinalização e as orientações dos agentes de trânsito;
- Pedestres devem atravessar nas faixas, locais semaforizados ou com auxílio dos agentes de trânsito;
- Nos horários do evento é recomendado que os motoristas da região utilizem a rota Avenida das Américas/Avenida Ayrton Senna para a ligação até a Linha Amarela em função da possível sobrecarga na circulação de veículos na Avenida Salvador Allende e na Avenida Embaixador Abelardo Bueno.
Sobre a Bienal do Livro
Presente na memória afetiva de milhares de pessoas, a Bienal do Livro Rio completa 40 anos com uma edição comemorativa que traz as mais relevantes discussões contemporâneas, acompanhando as mudanças do mundo. Este ano, o maior festival de literatura, cultura e entretenimento vai oferecer ao público experiências que vão além do livro, em palcos inéditos e com bastante interação com o público, unido por uma paixão em comum: contar e ouvir histórias. A Bienal vai reunir mais de 300 autores em 200 horas de programação para toda a família. Os ingressos continuam à venda. Para mais informações e a programação completa, acesse o site: https://bienaldolivro.com.br.