A CET-Rio informou em nota ao Mobilidade Rio que, a partir de quarta-feira, dia 10 de agosto de 2022, serão iniciadas as obras na calha do BRT Transoeste na Avenida Dom João VI. Neste primeiro momento, a obra ocupará a calha do BRT em 2,5 km, exigindo que esses veículos trafeguem pela faixa adjacente. Para viabilizar o procedimento, será necessário:
Entre quarta-feira e o dia 10 de outubro: interditar a calha do BRT na Avenida Dom João VI, sentido Jardim Oceânico, no trecho entre as estações do BRT Embrapa e Cetex.
Desvio: o BRT será desviado para fora da calha no sentido Jardim Oceânico. Ele deverá permanecer na faixa adjacente à calha e retornará para ela logo após o trecho de obras. Para viabilizar o desvio do BRT, a pista será segregada e, consequentemente, a capacidade viária para os demais veículos ficará reduzida em uma faixa no início do desvio.
Rotas alternativas: como rotas alternativas sugere-se a utilização da Estrada da Matriz e a Estrada da Ilha para os deslocamentos.
As interdições contarão com a participação de operadores de tráfego, entre agentes da CET-Rio e apoiadores, que trabalharão para manter a fluidez, orientar os motoristas e efetuar os bloqueios durante a intervenção. Sinalização específica será instalada para orientar e alertar os motoristas sobre as intervenções.
Recomendações
- Respeitar a sinalização e as orientações dos agentes de tráfego para o bom andamento da operação;
- Aos motoristas que não necessitem passar pela região da obra, sugere-se a utilização de rotas alternativas para seus trajetos.