A Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro publicou no Diário Oficial desta segunda-feira, dia 3 de agosto de 2020, uma resolução determinando a criação de novos trechos de faixas de ônibus na Avenida Brasil.
A determinação entra em vigor a partir desta terça-feira, dia 4 de agosto, com as respectivas sinalizações nos locais.
Os trechos contemplados são:
1) Uma faixa exclusiva, sentido Zona Oeste, na pista central, situada junto à mureta divisória, com início a 120 metros antes da Rua Franco de Almeida e término na passarela 21, próximo ao número 15.146, em Parada de Lucas.
2) Uma faixa exclusiva, sentido Centro, na pista central, situada junto à mureta divisória, com início na passarela 21, próximo ao número 15.671, em Parada de Lucas, e término próximo ao número 1.715, junto ao viaduto no Caju.
3) Duas faixas exclusivas, sentido Centro, com início no viaduto na pista central, próximo ao número 1.715 e término na pista lateral direita, próximo à Rua Conde de Leopoldina.
4) Duas faixas exclusivas, sentido Centro, na pista central, situadas junto ao canteiro divisório da pista lateral direita, com início próximo à Rua Conde de Leopoldina e término 50 metros antes da rampa de descida da Ponte Rio Niterói.
De acordo com a publicação oficial, as faixas poderão receber ônibus urbanos, ônibus intermunicipais, ônibus rodoviários, ônibus de fretamento, táxis e veículos de transportes coletivos das Forças Armadas.