As linhas 1, 2 e 3 do VLT Carioca funcionarão no horário normal, das 6h à meia-noite, durante todos os dias do Carnaval. De sábado (18) até a quarta-feira (22), a operação será realizada com intervalos de 20 minutos. A partir das 14h de da Quarta-feira de Cinzas, os intervalos serão de 10 a 20 minutos.
A circulação dos trens será mantida até que sejam identificadas aglomerações de foliões na via pública que possam impactar a circulação dos trens ou segurança de usuários e pedestres. Tão logo haja dispersão da multidão, a operação será imediatamente retomada.
A concessionária mantém o acompanhamento permanente junto aos órgãos de monitoramento da Prefeitura do Rio e do Governo do Estado para garantir o atendimento ao passageiro neste período, respeitando os protocolos de segurança viária necessários.
Orientações aos passageiros
Vale lembrar que a passagem do VLT custa R$ 4,30 e cada usuário deve ter o próprio cartão para embarque. Ele pode ser comprado ou carregado nas paradas e estações, que contam ainda com terminais para consulta de saldo, desbloqueio de cartões e liberação de recarga on-line, que pode ser feita pelo aplicativo Riocard Mais ou pelo site Recarga Fácil. É recomendado inserir antecipadamente os créditos para ida e volta.
O VLT reforça a importância de não andar ou permanecer nos trilhos, realizar a travessia nos pontos indicados e ter atenção à sinalização ao atravessar ruas e cruzamentos. É importante lembrar ainda que não é permitido o consumo de alimentos no interior dos trens, assim como sentar no chão e fazer uso de equipamentos de som sem fone de ouvido ou instrumentos musicais.
Pagamento digital
Os usuários do VLT Carioca podem usufruir de mais uma ferramenta que facilita o acesso ao sistema. Já está disponível o pagamento da passagem com o Cartão Digital Riocard Mais, que permite o uso de crédito, débito e PIX por meio do celular. A tecnologia, disponível para aparelhos com sistema Android que possuam a tecnologia NFC, facilita a validação, principalmente para turistas que não possuem o cartão físico.
O pagamento da tarifa é bem simples e não precisa estar conectado à internet. Basta aproximar a tela do celular no validador com a nova tecnologia. É importante frisar que cada cartão digital poderá pagar apenas uma passagem e a fiscalização continuará sendo feita pelos agentes nos trens.
O cartão físico continua sendo aceito em todos os validadores, e também deve ser individual. A recarga pode ser feita pelo aplicativo e validada nos terminais de consulta em todas as estações e paradas do VLT.