Vinte ônibus conhecidos como “vermelhinhos” circulam pela cidade de Maricá com busdoor da campanha Junho Violeta. O movimento incentiva o respeito ao idoso e combate a violência contra essa população. Uma das frases estampadas nos ônibus ressalta que a cidade que respeita o idoso cuida de todos.
Ações educativas para conscientizar a população
A Secretaria de Políticas para a Terceira Idade do município organizou a campanha que começou em 9 de junho. Além da adesivação dos coletivos, a iniciativa envolve atividades em Casas da Terceira Idade por toda Maricá. Além disso, promoveu encontros e um seminário dedicado às políticas públicas de proteção ao idoso, realizado em 17 de junho.
Objetivos da campanha e impacto em Maricá
A campanha sensibiliza a população maricaense sobre as várias formas de violência que atingem pessoas idosas no Brasil. Entre elas, destacam-se agressões físicas, psicológicas, abusos financeiros, negligência e violência institucional. A iniciativa reafirma a visão de transformar Maricá em um lugar onde envelhecer vira privilégio.
Segundo a secretaria responsável, tornar Maricá uma cidade que respeita o idoso implica cuidar de todos os seus cidadãos. Essa mensagem reforça a importância da valorização e proteção dos idosos, buscando criar uma convivência mais justa e humana no município.