A Prefeitura do Rio inaugura um novo Super Posto de atendimento do Jaé na quarta-feira, 25 de junho de 2025, no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande. Esse espaço oferece uma estrutura mais ampla e mais conforto para os usuários do cartão. O endereço fica na Rua Olinda Ellis, nº 470, substituindo o antigo posto localizado na Rua Aurélio de Figueiredo.
Ampliação dos pontos de atendimento e benefícios para os usuários
Além do novo Super Posto em Campo Grande, a cidade recebe outro espaço exclusivo para atendimentos de gratuidades no Shopping São Luiz, em Madureira, também a partir de 25 de junho. O posto no Terminal Paulo da Portela permanece aberto e atende o público em geral. Os postos funcionam de segunda a sábado, das 7h às 19h, seguindo o horário padrão dos demais pontos do Jaé na cidade. Dois Super Postos já operam na cidade: no Clube do Servidor, Cidade Nova, e na Nave do Conhecimento do Engenhão, Praça do Trem. Na quinta-feira, 26 de junho, a Vila Olímpica de Deodoro terá um Super Posto que suporta quatro vezes mais atendimentos do que os postos convencionais. O público com direito à gratuidade pode se cadastrar em qualquer posto e sair com o cartão Jaé amarelo na hora, facilitando o acesso ao transporte público.
Novas transferências e inaugurações de postos do Jaé
A rede de atendimento também apresenta mudanças em outras regiões do Rio. A loja de Botafogo mudou para a Rua Dona Mariana, 48, a partir de 24 de junho. Na Zona Norte, a Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, inicia suas operações como posto de atendimento na sexta-feira, 27 de junho. Vale destacar que a Prefeitura orienta os usuários a priorizar o atendimento on-line pelo aplicativo do Jaé, onde é possível realizar cadastro, solicitação do cartão e optar pela entrega em domicílio. Pessoas com 65 anos ou mais têm isenção da taxa de R$ 7,95 nesse serviço. Usando o QR Code gerado no app, o passageiro pode começar a utilizar o Jaé imediatamente.
Lista dos postos de atendimento do Jaé na cidade do Rio
Super postos de atendimento:
- Clube do Servidor – Rua Ulysses Guimarães, s/nº, Cidade Nova (Segunda a sábado, 7h-19h)
- Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro – Rua Arquias Cordeiro, 1516 (Segunda a sábado, 7h-19h)
- Campo Grande – Centro Esportivo Miécimo da Silva – Rua Olinda Ellis, 470 (Segunda a sábado, 7h-19h)
- Vila Olímpica de Deodoro – Estrada do Camboatá, s/nº (Segunda a sábado, 7h-19h, a partir de 26/06)
Demais postos de atendimento:
- Botafogo – Rua Dona Mariana, 48 (Segunda a sábado, 7h-19h, novo endereço desde 24/06)
- Centro 1 (CASS – Sede da Prefeitura) – Rua Ulysses Guimarães, 2-14, Cidade Nova (Segunda a sexta, 9h-17h, exceto feriados)
- Centro 2 (em frente ao metrô Estácio) – Rua Ulysses Guimarães, 16, loja A – Estácio (Segunda a sábado, 7h-19h)
- Terminal BRT Alvorada – Av. das Américas, s/nº, Barra da Tijuca (Segunda a sábado, 7h-19h)
- Terminal BRT Jardim Oceânico – Av. Armando Lombardi, 705, Barra da Tijuca (Seg a sáb, 7h-19h)
- Terminal BRT Paulo da Portela – Rua Padre Manso, s/nº, Madureira (Segunda a sábado, 7h-19h, atendimento ao público geral a partir de 25/06
- Madureira – Shopping São Luiz – Av. Ministro Edgard Romero, 81 (Segunda a sábado, 7h-19h, exclusivo para gratuidades a partir de 25/06)
- Santa Cruz – Rua Felipe Cardoso, s/nº (Segunda a sábado, 7h-19h)
- Terminal BRT Deodoro – Estrada do Camboatá, 46 (Segunda a sábado, 7h-19h, funcionamento até 25/06, será substituído pelo Super Posto de Deodoro)
- Terminal Pingo D’Água – Estrada da Pedra, Guaratiba (Segunda a sábado, 7h-19h)
- Taquara – Av. Nelson Cardoso, 905, loja 107 (Segunda a sábado, 7h-19h)
- Terminal Gentileza – Av. Francisco Bicalho, São Cristóvão, Loja 32 (Segunda a sábado, 7h-19h)
- Arena Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio, s/nº, Pavuna (Segunda a sábado, 7h-19h, a partir de 27/06)
- Nave do Conhecimento de Padre Miguel – Rua Bom Sossego, 380 (Segunda a sábado, 7h-19h)
Incentivo ao atendimento digital do Jaé
A Prefeitura reforça a recomendação que a população utilize o atendimento on-line pelo aplicativo do Jaé. O cadastro digital agiliza o processo e reduz deslocamentos até os postos. A entrega em domicílio permite solicitar o cartão com comodidade, e o uso imediato acontece graças ao QR Code gerado pelo app. Essa iniciativa gera mais facilidade e acessibilidade para todos os usuários do transporte público carioca.