A RJ-127, que estava interditada há mais de seis meses, devido a fortes chuvas que causaram quedas de barreiras e erosões, foi reaberta neste sábado (31/08) para veículos leves, como carros, motos e micro-ônibus.
A reabertura marca o início das obras de recuperação na rodovia, que receberão investimentos de R$ 100 milhões.
A construção incluirá uma ponte de 150 metros e 22 contenções ao longo de quase 12 quilômetros entre Paracambi e Mendes.
Veículos pesados, como caminhões e ônibus, continuam proibidos de transitar na rodovia, e rotas alternativas, como a Serra de Miguel Pereira e a Serra das Araras, são recomendadas, embora o tempo de viagem seja significativamente maior.
A partir do dia 9 de setembro, a RJ-127 funcionará com um sistema de Pare e Siga nos horários de maior movimento.
As obras visam estabilizar o solo e prevenir futuros deslizamentos, com conclusão prevista em até 12 meses.
As fortes chuvas de fevereiro provocaram estragos significativos na região, bloqueando várias estradas estaduais e causando mortes em municípios vizinhos.