Uma operação da Polícia Militar no Complexo de Israel, em Cordovil, na Zona Norte do Rio de Janeiro, provocou o fechamento da Avenida Brasil ao menos duas vezes na manhã desta segunda-feira. A via, que é uma das principais da cidade, já foi reaberta, mas registrou tiroteio durante a operação.
Motoristas que passavam pela Avenida Brasil precisaram sair de seus carros e se jogar no chão para se proteger do confronto. Nove bandidos foram presos, e 3 fuzis, 2 pistolas, 2 granadas, 1 rádio transmissor e drogas foram apreendidos durante a operação.
Por volta das 7h20, o Globocop, da TV Globo, flagrou policiais revistando motoristas na via expressa. Dois criminosos armados foram vistos segurando fuzis na entrada de Cordovil, a menos de 150 metros da Avenida Brasil.
A tenente-coronel Cláudia Moraes, porta-voz da Polícia Militar, explicou que as retenções na Avenida Brasil foram medidas de segurança para proteger os motoristas e evitar que ficassem na linha de tiro: “A atuação dos criminosos é usar de todas as estratégias para evitar a ação da Polícia Militar.”
A Supervia teve que interromper a circulação dos trens em parte do ramal Saracuruna. Seis estações foram fechadas entre Vigário Geral e Penha Circular, com intervalos de até 50 minutos entre as estações que ainda operavam.
Unidades de saúde no bairro também interromperam os atendimentos. O Centro Municipal de Saúde (CMS) José Breves dos Santos e as Clínicas da Família Nilda Campos e Heitor dos Prazeres suspenderam o funcionamento na manhã desta segunda-feira. No entanto, o Centro Municipal de Saúde Iraci Lopes e a Clínica da Família Eidimir Thiago de Souza continuam atendendo, com exceção das atividades externas, como visitas domiciliares.
A Secretaria Estadual de Educação informou que quatro escolas estaduais precisaram ser fechadas devido à operação policial.
Nos últimos dias, a situação na região de Cordovil e Brás de Pina tem sido tensa, com confrontos entre criminosos das facções Comando Vermelho (CV) e Terceiro Comando Puro (TCP). No sábado, um morador foi baleado durante um confronto entre os traficantes.