Maricá: Ônibus “vermelhinhos” passam a percorrer todos os bairros da cidade

251
Foto: Vinícius Manhães/Prefeitura de Maricá

Os moradores de Maricá passaram a contar, a partir desta sexta-feira, dia 5 de março de 2021, com o transporte Tarifa Zero, dos ônibus “vermelhinhos“ percorrendo todos os bairros da cidade.

O marco foi o início da operação de duas novas linhas partindo do Terminal Rodoviário do Povo, no Centro, em direção à Inoã e Itaipuaçu, distritos que ainda não eram contemplados por força de restrições do modelo de concessão encerrado agora.

O transporte público gratuito em todo o território é um marco histórico para o município, que desde 2013 luta pela implantação desse modelo, considerado o acesso ao direito da população à mobilidade.

A viagem inaugural contou com a presença do prefeito Fabiano Horta e do vice-prefeito Diego Zeidan, que fizeram o trajeto da linha E30 do Centro até o Terminal Rodoviário de Itaipuaçu. “Hoje é um dia muito especial. Esse momento simboliza futuro, uma cidade que vai garantir transporte para toda a população”, destacou o prefeito.

“O transporte permite que os moradores se desloquem para o trabalho, dá oportunidade para que os jovens tenham acesso à cultura e ao esporte em toda a extensão do município, ou seja, é um ponto essencial para a integração de Maricá”, acrescentou, antes de fazer um alerta.

“Mas temos que garantir a vida. Estamos enfrentando uma pandemia que ainda não tem saída e, nesse momento de aumento nos casos de Covid-19 no Brasil, precisamos manter o cuidado, evitar aglomerações e proteger aqueles que amamos”, ressaltou o prefeito, lembrando dos protocolos que devem ser seguidos pelos usuários, como o uso permanente de máscaras a bordo.

  • Maricá

“A luta pela quebra do monopólio do transporte na cidade sempre foi uma luta nossa. É o cumprimento de uma promessa e de uma luta histórica na qual sempre tivemos o transporte gratuito como pauta principal”, lembrou o vice-prefeito Diego Zeidan.

Com a oferta do serviço em Inoã e Itaipuaçu, a Empresa Pública de Transporte passa a contar com mais de 30 linhas, todas com tarifa zero, incluindo as anteriormente cobertas pela concessão que foi encerrada.

“Estudamos as demandas de transporte oferecido à população. Isso nos possibilitou expandir linhas para locais nos quais não havia cobertura de transporte público e diminuir os intervalos das linhas já existentes”, explica o presidente da Empresa Pública de Transporte, Celso Haddad.

“Já nesse início de operação no terceiro e quarto distritos, outras duas novas linhas também estão em funcionamento, a Praça do Ferreirinha e a Itaocaia Valley. Ambas são circulares e atendem à demanda local. Também temos a previsão de uma rota que ligará Inoã a Ponta Negra”, completou o presidente da Empresa Pública de Transporte.

Todas as linhas, horários e itinerários podem ser consultados no site da Empresa Pública de Transporte ou através do aplicativo da empresa (Android).

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui