Um ônibus da empresa Transportes Master ficou totalmente destruído após um incêndio criminoso na manhã desta segunda-feira, dia 22 de janeiro de 2021, quando trafegava pela Rua Coronel Phideas Távora, na Pavuna, na Zona Norte.
Quatro pessoas forçaram a parada do coletivo quando passava próximo à Favela da Ficap. O fogo destruiu completamente o veículo.
Os passageiros conseguiram desembarcar antes das chamas, porém, o motorista teve o cabelo levemente atingido.
O coletivo fazia a linha 138l, entre Nilópolis e Duque de Caxias.
A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), disse que com este ataque, desde 2016, o número de ônibus destruído chega a 221.
Leia abaixo a nota divulgada à imprensa na íntegra:
“A Transportes Master repudia o ataque criminoso ao ônibus que fazia a linha 138l, entre Nilópolis e Duque de Caxias, na manhã desta sexta-feira (22/01), no Jardim América. Quatro pessoas forçaram a parada do veículo quando passava pela Avenida Coronel Phidias Távora, próximo à Favela da Ficap. O fogo destruiu completamente o coletivo. Os passageiros conseguiram desembarcar antes das chamas, porém, o motorista teve o cabelo levemente atingido.
Este é o quarto caso de ônibus incendiado de maneira criminosa no Estado do Rio somente em janeiro. Já são 221 ônibus atacados desde 2016. Desses, somente 11 veículos foram recuperados e retornaram à operação. Tais ações impactam diretamente a população, que sofre com a redução da oferta de transportes. Um ônibus incendiado deixa de transportar cerca de 70 mil passageiros em seis meses, tempo que seria necessário para a recomposição da frota. É importante lembrar, no entanto, que a inexistência de seguro para este tipo de sinistro e a crise econômica do setor, que tem feito as empresas perderem a capacidade de investimentos, tornaram completamente inviável a reposição de ônibus incendiados.”
No Twitter foram publicadas algumas imagens do incêndio. Veja abaixo.