Lamsa retoma operação da faixa reversível na Linha Amarela

Motoristas devem ficar atentos ao acesso à pista exclusiva em direção ao Fundão

48
Linha Amarela no Rio
Foto: Divulgação

Com o objetivo de aumentar a fluidez do trânsito na Linha Amarela durante o horário de pico matinal, a Lamsa, concessionária que administra a via, retomou a operação da faixa reversível no trecho entre a Praça do Pedágio e a Avenida Brasil, no sentido Fundão. O serviço funciona nos dias úteis, das 6h às 9h. A reversível, cuja montagem é uma determinação da Prefeitura do Rio de Janeiro, é uma alternativa exclusiva para carros de passeio, com circulação proibida de motocicletas, ônibus e veículos de carga.

Para acessar a faixa reversível, os motoristas devem ficar atentos já na escolha das cabines na Praça do Pedágio. Neste horário, quem utilizar as pistas automáticas com a tag deve optar pelo lado esquerdo, no sentido Fundão. Já os usuários das cabines manuais – que efetuam o pagamento em dinheiro, por aproximação ou no cartão de débito e crédito – devem seguir em direção às cabines 13 e 14.

A velocidade máxima permitida dentro da pista reversível é de 60 km/h. As equipes da concessionária ficarão responsáveis pela operação, acompanhando o funcionamento e orientando os motoristas.

A reversível se estende até a altura da Avenida Brasil. Porém, quem opta por utilizá-la só consegue pegar a saída 9B, para a Avenida Brasil, no sentido Baixada Fluminense. Neste trecho, o motorista que deseja ir para o Centro deve pegar o acesso para a Linha Vermelha. Não é possível seguir pela saída 9A, para a Avenida Brasil, sentido Centro.

Para garantir a segurança do motorista, a concessionária reforçou a comunicação ao longo da via com orientações sobre o retorno do serviço. Além de instalação de placas informativas, sinalização e faixas delineadoras, foram implantados dispositivos de segurança, como semáforos bidirecionais que são acionados por rádio frequência quando a faixa reversível está em operação, acendendo o vermelho para o lado revertido e o verde para o novo sentido de tráfego.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui