O sistema BRT no Rio de Janeiro atingiu um marco histórico em novembro de 2025, registrando 611 mil embarques em um único dia comum, sem grandes eventos na cidade. Esse número representa um novo patamar de demanda e reforça a confiança dos cariocas no modal, especialmente após a requalificação iniciada pela Prefeitura em 2021. Além disso, a maior média diária de passageiros do sistema chegou a 595 mil, distribuídos pelos quatro corredores que compõem o BRT.
BRT registra crescimento e otimização operacional
A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e a Mobi Rio destacam que o aumento contínuo da demanda confirma a confiança dos usuários no sistema BRT. Atualmente, o sistema realiza cerca de 9 mil viagens diárias, um crescimento de 8% em relação a março de 2025, quando transportava 557 mil passageiros por dia com a mesma frota de 731 veículos. Esse avanço resulta da otimização do planejamento operacional, investimentos em tecnologias para manutenção e operação, além de treinamentos constantes das equipes.
Entre os corredores do BRT, o Transoeste lidera em demanda, com 246 mil embarques diários, seguido pelo Transcarioca com 159 mil, Transbrasil com 139 mil e Transolímpica com 51 mil passageiros.
Recuperação do sistema BRT após intervenção da Prefeitura
No início de 2021, o sistema BRT enfrentava sérias dificuldades: apenas 120 ônibus estavam em condições de rodar, muitos em estado precário, e 43 estações permaneciam fechadas, atendendo em média 150 mil passageiros por dia. Para devolver dignidade aos usuários, a Prefeitura assumiu a operação do BRT, realizando intervenção em março de 2021 e decretando a caducidade do contrato de concessão em fevereiro de 2022 devido ao descumprimento das obrigações contratuais pelos concessionários.
A Mobi Rio, empresa pública municipal, passou a operar o sistema, reformando e reabrindo todas as estações. Para renovar a frota, a Prefeitura adquiriu 731 ônibus modernos, zero quilômetro, que já compõem a frota operacional.
Melhorias nos corredores e integração com outros modais
A Prefeitura promoveu melhorias significativas nos corredores do BRT. Na Transoeste, entregue em dezembro de 2023, revitalizaram 59 quilômetros, incluindo 31 quilômetros de calha reconstruída em concreto. Quatro estações transformaram-se em terminais – Magarça, Pingo d’Água, Mato Alto e Curral Falso – ampliando a capacidade de atendimento.
Os corredores Transolímpica e Transcarioca passaram por requalificação completa entre 2022 e 2023, com reformas totais em estações e terminais. A Transbrasil, inaugurada em fevereiro de 2024, integra o sistema BRT aos ônibus municipais, ao VLT (Terminal Gentileza), à Transolímpica (Deodoro) e à Transcarioca (Penha e Fundão). Essa integração reduziu significativamente os tempos de viagem, como a diminuição de 50 minutos no trajeto Campo Grande-Candelária e a queda de 1h30 para cerca de 40 minutos entre Deodoro e o Terminal Gentileza.
Desde junho de 2024, o BRT oferece serviço 24 horas em algumas linhas, ampliando a conveniência para os passageiros.
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Estrutura e abrangência do sistema no Rio
O sistema BRT engloba os corredores Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil, contando com 139 estações, 14 terminais, 30 linhas regulares e outras três do Conexão BRT. Com 157 quilômetros de extensão, o sistema interliga a Zona Oeste, Barra da Tijuca, Zona Norte e Centro, atendendo 40 bairros da cidade.
Programa BRT Seguro e redução do vandalismo
O Programa BRT Seguro, iniciado em junho de 2021, completou 5.000 prisões relacionadas a roubo, furto, vandalismo, desacato e importunação sexual em todo o sistema. As equipes aplicaram mais de 20 mil infrações por calote e mais de 30 mil multas de trânsito. Mais de 400 agentes patrulham diariamente os terminais e os ônibus articulados.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), o programa reduziu em 90% o vandalismo nas estações dos quatro corredores do BRT. O Centro de Controle e Operações (CCO) da Mobi Rio monitora 2.205 câmeras 24 horas por dia. Acionando imediatamente os agentes do BRT Seguro ao identificar qualquer atitude suspeita. Todos os profissionais do programa passaram por cursos de qualificação para garantir a eficiência da operação.
O crescimento do sistema BRT no Rio de Janeiro demonstra o compromisso da Prefeitura em oferecer transporte público de qualidade, seguro e eficiente para os cariocas. Consolidando o modal como uma opção confiável e moderna para a mobilidade urbana.
