Alstom assina contrato para ampliação do VLT Carioca

A “VLTzão” na cidade do Rio de Janeiro, anunciada dias atrás, ganhou um novo integrante. A Alstom informou que assinou contrato com a gestão Paes para ampliar o sistema VLT Carioca, através do fornecimento de sistemas.

Segundo a Alstom, o escopo do projeto inclui a ampliação da linha do VLT em cerca de 700 metros em via dupla e a construção de uma nova estação (Terminal Gentileza), com quatro plataformas, o fornecimento do sistema APS para todo o trecho (1,4 km), uma subestação retificadora e adaptação de uma existente e fornecimento de toda a sinalização do trecho.

Os VLTs não terão catenária, ou seja, serão alimentados por energia elétrica vindo do solo.

A expansão deve permitir o aumento de 40% no número de passageiros transportados, e abre caminho para futuras ampliações. O novo contrato não prevê novos trens.

Atualmente, o VLT Carioca conta com uma frota de 32 trens do modelo Alstom Citadis, que já transportou mais de 88 milhões de passageiros em mais de 1 milhão de passageiros. Foram cerca de 5,5 milhões de quilômetros percorridos entre o centro da cidade e a região do Porto Maravilha, desde 2016.

Deixe um comentário