A Agetransp homologou os reajustes anuais das tarifas de pedágio para as rodovias RJ-124 (ligação viária Rio Bonito – Araruama – São Pedro d’Aldeia) e RJ-116 (sistema viário Itaboraí – Nova Friburgo – Macuco), conforme previsto nos contratos de concessão. Os novos valores das tarifas entrarão em vigor a partir de 1º de agosto de 2024.
RJ-124 (Via Lagos)
A Tarifa Básica de Pedágio (TBP) e a Tarifa Básica de Pedágio com Adicional (TBA) da rodovia RJ-124 tiveram um reajuste de 5,23%. Este índice se baseia na variação de uma cesta composta por índices do Custo Nacional da Construção Civil e de Obras Públicas, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), relativos ao Reajustamento de Obras Rodoviárias entre agosto de 2023 e agosto de 2024, com projeções dos índices dos três últimos meses.
Com o reajuste, a tarifa básica da CCR Via Lagos, concessionária da RJ-124, passará de R$ 17,20 para R$ 18,10, válida entre 12h de segunda-feira e 12h de sexta-feira. Já a tarifa com adicional, aplicada entre 12h de sexta-feira e 12h de segunda-feira, será ajustada de R$ 28,70 para R$ 30,20.
RJ-116
A rodovia RJ-116 teve o maior percentual de aumento, com 5,81%. A concessionária Rota 116 está autorizada a reajustar a tarifa de pedágio dos atuais R$ 8,60 para R$ 9,10. O reajuste é baseado em uma cesta composta por índices do Custo Nacional da Construção Civil, de Reajustamento de Obras Rodoviárias e pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), no período entre junho de 2023 e junho de 2024.
Impacto e Justificativa
A Agetransp explicou que os reajustes são necessários para manter o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão e garantir a manutenção e melhoria contínua das rodovias. Os índices utilizados refletem os custos de construção e obras rodoviárias, além de variações no custo de vida, conforme medido pela FGV.
Os novos valores das tarifas de pedágio entrarão em vigor a partir de 1º de agosto de 2024, e serão aplicados conforme os períodos estabelecidos para cada rodovia e tipo de tarifa.