Prefeitura do Rio apresenta projeto do Autódromo de Guaratiba, apto a receber a Fórmula 1

A Prefeitura do Rio de Janeiro apresentou, na quinta-feira (6), o plano estratégico e o traçado do Parque Autódromo de Guaratiba, um projeto sustentável com pista apta a receber grandes eventos do automobilismo mundial, como a Fórmula 1. O prefeito Eduardo Paes destacou que o investimento de R$ 1,3 bilhão será totalmente privado e que o empreendimento visa impulsionar a economia e gerar empregos. O autódromo ocupará 2% de uma área de 2 milhões de metros quadrados, com os outros 98% destinados a um parque ambiental.

O projeto, desenvolvido pelo consórcio liderado pela Genial Investimentos em parceria com a Rock World, tem assinatura técnica da Popoulos e da Driven Internacional. A pista terá 4,7 km, dez curvas, quatro retas – sendo duas principais paralelas – e até 11 configurações de traçado, com média de 241 km/h nas provas de Fórmula 1. O complexo seguirá padrões internacionais da FIA Grau 1 e FIM Grau A, podendo receber também competições como IndyCar, WEC e NASCAR.

  • Fique por dentro das atualizações do Mobilidade Rio no X (antigo Twitter) e Facebook
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • O Parque Autódromo de Guaratiba terá capacidade para 120 mil pessoas, heliponto, camarotes e áreas de hospitalidade. Centro médico, paddock, boxes e Centro de Experiências integrado ao circuito. Haverá ainda uma Academia Nacional de Kart com pista independente, projetada segundo regras internacionais. O local contará com nova estação do BRT e acessos pela Avenida das Américas, Estrada da Matriz e Estrada da Capoeira Grande.

    Sustentabilidade

    Sustentabilidade é um dos pilares do projeto, que inclui painéis solares, reuso de água, telhados verdes, jardins de chuva e pavimentos permeáveis. As obras começarão após o licenciamento previsto para o primeiro trimestre de 2026, com duração estimada de dois anos. Segundo o prefeito Eduardo Paes, o objetivo é “trazer de volta a Fórmula 1, a motovelocidade e outros grandes eventos internacionais” ao Rio de Janeiro. Fortalecendo o turismo e o desenvolvimento da Zona Oeste.

    Deixe um comentário