A Estação Vila Rosali, localizada no Ramal Belford Roxo da Supervia, em São João de Meriti, é conhecida como a estação mais temida e menos movimentada da concessionária. A informação foi apurada pelo “Diário do Rio“.
A área ao redor é marcada pela presença de dois cemitérios, o Municipal e o Israelita, e está situada em um dos bairros mais violentos da Baixada Fluminense.
O acesso à estação é feito por um corredor estreito e mal iluminado, o que contribui para a baixa frequência de passageiros.
Em julho, a estação registrou uma média diária de apenas 55 passageiros pagantes, uma redução de 97% em relação a outras estações do ramal, como Marechal Hermes.
Aos sábados, esse número cai ainda mais para apenas 11 passageiros. Em contraste, a estação mais movimentada do ramal, o Mercadão de Madureira, recebe mais de mil passageiros diários.
A estação, inaugurada em 1929 e anteriormente conhecida como Vila Alcântara, enfrenta problemas históricos e um cenário de abandono, como evidenciado por relatos de deterioração desde 1975.